sexta-feira, 13 de junho de 2014

TRIBULAÇÕES DE JORNALISTAS ESTRANGEIROS COM COMPANHIAS TELEFÔNICAS LOCAIS

OI SOCORRO POR FAVOR ou ET PHONE HOME

                                                                     por Patricia Grinberg

Santo André, Santa Cruz Cabrália, Bahia.-

A historia e os personagens são reais:

Esta manha, no Centro de Imprensa em Santo André, um jornalista alemão, Oliver Fritsch, me pede ajuda para traduzir as mensagens gravadas da OI  no seu telefone celular, pois ele não entende português.

Ai começou um ping pingue-pongue kafkiano de chamadas aos números de atendimento da OI, que se prolongou quase durante uma hora. Vejam:

Oliver não conseguia fazer ligações internacionais, pelo tanto chamamos ao estrela 144, numero de atendimento da OI.
Ai aparece uma gravação dizendo que a OI é patrocinadora da Copa e depois vem o atendimento eletrônico... vários passos até chegar, em fim, ao um ser humano, em fim, o procedimento padrão...

Explico a atendente que estou fazendo de interprete a um jornalista e que seria melhor ela me transferir a alguém inglês falante, para que ele próprio pudesse fazer as perguntas.  A atendente da companhia patrocinadora da Copa diz que não tem ninguém que fale inglês no momento no setor.

Ela diz que o telefone cujo serviço estamos requerendo é um numero corporativo e pelo tanto devemos ligar ao  0800 031 80 31.  Chamamos...depois de passar de novo pelo filtro eletrônico e confirmar todos os dados, em fim uma atendente humana diz que esse telefone corporativo foi contratado só há dois meses atrás e que para desbloquear o serviço de chamadas internacionais o cliente deve ter pelo menos três meses de contrato (!!!).

Depois de explicar a situação do jornalista, a atendente sugere chamar ao telefone 0800 031 0800.  De novo a maquina, a confirmação de dados, etc,.....e no meio da ligação, quando estávamos sendo transferidos ao setor de números corporativos...... a ligação cai...

A situação me fez lembrar a de ontem anoite, quando mantive quase idêntico não contato com a  empresa telefônica Vivo quando a minha internet caiu. Cronometrei 55 minutos de chamada em espera sem ser atendida.

Para resumir, porque até eu estou ficando exausta de reviver a situação... nada feito, nada solucionado... Ta vendo- explico a Oliver- se aqui no Centro de Imprensa não podemos resolver algo tão simples, imagina o cidadão ai fora, que não tem banda larga nem terá, provavelmente, quando a Copa termine e fica refém destas companhias.

De fato, a grande pergunta dos moradores desta vila é se depois da Copa a OI oferecerá o serviço de internet velox a população local, dado que a fibra ótica foi instalada na antena do vizinho povoado de Santo Antonio.

Existem duvidas sobre essa possibilidade, dado que a antena que a OI instalou no resort Costa Brasilis, onde funciona o Centro de Imprensa da Federação Alemã de Futebol (DFB) está apoiada em uma estrutura com rodinhas!

Ao final de nossa maratona telefônica, pergunto a Oliver se na Europa acontece a mesma coisa com as companhias telefônicas.  Oliver diz que não.  “Mas são as companhias EUROPEIAS que nos fazem passar isto AQUI”, digo eu.  Ele sorri, e assente. Fim do jogo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário